sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Eu tenho, quem tem? Multiplicação

Idade recomendada:
A partir dos 9 anos (ou da 3ª série ou do 4º ano)

Objetivos:
• Explorar e memorizar as tabuadas até 10x10
• Desenvolver habilidades de cálculo mental

Duração aproximada:
4 semanas

Para começar:
Distribua a cada dupla de alunos uma cópia das tiras Eu tenho, quem tem?

Exemplo das tiras:

Eu tenho 30. Quem tem 4x5?

Eu tenho 20. Quem tem 6x7?

Eu tenho 42. Quem tem 6x6?

Eu tenho 36. Quem tem 3x9?

Eu tenho 27. Quem tem 4x8?

Assim por diante, sempre colcando um resultado (Eu tenho) e um fato da multiplicação (Quem tem).


Peça aos alunos que analisem as tiras: como começa cada uma; como terminam; onde podem encontrar a resposta da pergunta de uma das tiras; há alguma frase nas tiras que eles não saibam o significado?
Leia uma das tiras: Eu tenho 18, quem tem 8x3? Peça que localizem a tira da resposta para a pergunta e que depois encontrem a tira que tem a pergunta para o produto 18.
Essa atividade os auxilia a conhecer as tiras com as quais desenvolverão a atividade.
Peça a eles que estudem as tabuadas porque em uma aula da semana que vem vocês farão uma atividade na qual todos precisarão conhecer as tabuadas e que se eles se prepararem é melhor. Converse com eles sobre formas de estudar as tabuadas e se prepararem para brincar.

Na primeira aula:
• Recorte as tiras do Eu tenho, quem tem? Distribua aleatoriamente uma tira para cada aluno, ou duplas de aluno. Se for preciso um aluno pode ficar com mais de uma tira.
• Combine com os alunos as regras da atividade: um aluno lê sua tira, começando pela resposta e terminando na pergunta. A classe ouve em silêncio e o próximo a ler sua tira será aquele que tem a resposta para a pergunta lida. Assim, se um aluno leu "Eu tenho 28, quem tem o 5 x 7?" O próximo aluno a ler a tira será aquele que tiver o 35. Ele repete o processo lendo sua resposta e a próxima pergunta. A leitura prossegue assim até que a última pergunta feita tenha como resposta o primeiro resultado lido, em nosso caso, seria até que pergunta lida tivesse como resposta o 28.
• É importante que haja uma pessoa para anotar as respostas no quadro
• Nenhum aluno pode dar a resposta no lugar de outro. Se a resposta não for dada a tira deve ser lida outra vez, e mais uma. Caso haja a 3ª leitura sem resposta, os alunos devem consultar em uma tabela a resposta e a atividade prossegue.

Na segunda aula:
• Repita o Eu tenho, quem tem? Após brincarem proponha problemas a partir das tirinhas:

a. Ester leu sua tirinha: "Eu tenho 24. Quem tem 5 x 6?"
Qual deve ser a próxima tirinha lida?

b. Josenilton leu sua tirinha: "Eu tenho 36. Quem tem 7 x 6?"
Pedro então disse "Eu tenho 48.Quem tem 6 x 9?".
Você concorda que era essa a tirinha a ser lida? Por quê?

c. Invente com um amigo um outro problema para o Eu tenho, quem tem?

Na terceira aula:
Repita a atividade e veja se dessa vez eles conseguem ir mais rápido do que nas anteriores. Proponha que façam um texto de dicas para se prepararem para essa atividade de modo a darem as respostas mais rapidamente.

Na quarta aula:
Daqui para frente eles podem fazer essa atividade sempre que tiverem um tempo livre e desejarem estudar mais tabuada.

Para saber mais:
E por falar em tabuada
João Bianco e Mônica Marsola, editora Caramelo.